terça-feira, 27 de setembro de 2011

primavera
o primeiro poema
floresce

Um comentário:

  1. Otimo, li todos os haikais. Vejo que, aparentemente, vc tenta achar seu proprio caminho dentro dessa arte maravilhosa e tão encantadora quanto o proprio budismo. É isso aí, não se aprisione a nenhum tipo de amarras. Tudo que eu faço,por exemplo, em primeiro lugar, é desenvolver meu proprio jeito de fazer as coisas. Apesar das inevitaveis influencias, sempre acabo fazendo do meu jeito. Veja, por exemplo, quando li bashô pela primeira vez fiquei excitadissimo com o seguinte haikai.

    Vento cortante
    se esconde entre os banbus
    e desaparece

    Na época eu ainda não tinha feito nenhum haikai. Então pensei como eu faria um haikai como esse - Falando do vento entre os bambus - Então escrevi assim.

    Afrescalhado,
    o vento uivante vadia
    entre os banbus

    E assim fui desenvolvendo a minha propria maneira de fazer.

    Ah, depois te falo dessa besteira de separar haikai de senryu, como se fizesse o maior sentido vc ter um tipo de poema escrito em tres versos como o haikai, com a mesma forma do haikai e com as mesmas 17 sílabas do haikai, mas só por que muda a temática deixa de ser haikai e vira outra coisa. Qua,qua,qua!
    Na verdade não existe senryu algum, é tudo haikai.

    ResponderExcluir